sexta-feira, 13 de julho de 2012

Cientistas detectam mal de Alzheimer antes dos sintomas aparecerem

  • SPL
    Pacientes com tendência a Alzheimer possuíam níveis anormais de uma proteína no cérebro. Pacientes com tendência a Alzheimer possuíam níveis anormais de uma proteína no cérebro.
Um grupo de cientistas americanos desenvolveu uma técnica para detectar sinais do mal de Alzheimer 25 anos antes da doença apresentar seus primeiros sintomas.
A pesquisa é a porta de entrada para novos tipos de tratamentos precoces que podem se tornar a melhor chance da medicina para combater a enfermidade.
Os cientistas, da Escola de Medicina da Universidade de Washington, selecionaram para o estudo pacientes britânicos, americanos e australianos que possuem risco genético para desenvolver a doença.
Dos 128 pacientes examinados, 50% têm chances de herdar uma das três mutações genéticas conhecidas pela ciência que provocam o mal de Alzheimer.

Amor entre idosos na luta contra o Alzheimer

Foto 12 de 12 - Após a partida de Mónica, Marcos enfrenta provavelmente o momento mais duro de sua vida. Não somente pela solidão e a saudade da esposa, mas pelo desafio de, aos 89 anos, ter de dar início a uma reconstrução Mais Alejandro Kirchuk
O grupo também tem chance aumentada de começar a sofrer da doença a partir dos 30 ou 40 anos - muito mais cedo que a maioria dos pacientes de Alzheimer, que desenvolvem o mal na casa dos 60 anos.

MÉDICO ENSINA COMO IDENTIFICAR

Os pesquisadores analisaram os pais dos pacientes para descobrir com que idades eles haviam desenvolvido a doença. A partir disso começaram a tentar avaliar quanto tempo antes disso era possível detectar os primeiros sinais da enfermidade.
Foram realizados exames de sangue, de líquor (fluído espinhal), de imagens do cérebro e também avaliações de habilidades mentais nos pacientes.
Os pesquisadores descobriram, então, que era possível detectar pequenas mudanças no cérebro de quem possuía alguma das mutações que no futuro levarão ao surgimento do Alzheimer.
Por volta de 15 anos antes do aparecimento da doença, pacientes já apresentavam níveis anormais de uma proteína de células que podem ser encontradas no fluído espinhal.

Veja dicas de especialista para prevenir o alzheimer

Foto 11 de 11 - Tome café com moderação - doses moderadas de cafeína também podem proteger o cérebro do declínio cognitivo, segundo o neurocientista Gary Small Mais Shutterstock
Além disso, imagens do cérebro revelaram encolhimento em algumas regiões do cérebro desses pacientes.
Dez anos antes dos primeiros sintomas foram detectados problemas de memória e um processamento anormal da glicose no cérebro dos estudados.
Em pacientes que não possuiam as mutações, não foram detectadas alterações nesses marcadores.
Os resultados da pesquisa foram publicados no New England Journal of Medicine.
"Essa importante pesquisa mostra que mudanças-chaves no cérebro, relacionadas à transmissão genética da doença acontecem décadas antes do aparecimento dos sintomas. Isso pode gerar grandes implicações para o diagnóstico e o tratamento no futuro", afirmou Clive Ballard, diretor de pesquisa da Sociedade de Alzheimer.
"Os resultados de pacientes com Alzheimer herdado por fatores genéticos parecem similares às mudanças provocadas em casos não-genéticos, na forma comum da doença", disse Eric Karran, diretor de pesquisa da Sociedade Britânica do Alzheimer.
"É provável que qualquer novo tratamento para Alzheimer deverá ser começado mais cedo para ter a melhor chance de sucesso".
"A habilidade para detectar os primeiros estágios da doença de Alzheimer não só permite que as pessoas planejem e tenham acesso aos cuidados e tratamentos existentes mais cedo, mas também permitirá que novas drogas sejam testadas nas pessoas certas, na hora certa".

O perigoso mundo dos jornalistas genéricos

Por Flávio Rezende*
Escritorflaviorezende@gmail.com
A área jornalística sempre foi terreno propício à invasão de pessoas que se julgam aptas ao exercício da profissão e, agora, com o fim da obrigatoriedade do diploma, virou a casa de mãe Joana, com figuras que se julgam jornalistas, pelo simples fato de terem blogs dos mais diversos assuntos, portando carteiras próprias e comparecendo a tudo que é evento, seja ele social, esportivo, político ou até mesmo um batizado qualquer por ai.
Está difícil para as assessorias de imprensa dos mais diversos campos lidar com tanta gente querendo credencial para adentrar nos eventos em geral. Se o assessor afirmar que só entra quem a empresa que ele representa tem interesse, vai ser um caos, cabendo até processo de bullying. Se credenciar todo mundo, corre o risco de passar vergonha com tanta gente falando errado e escrevendo menos ainda, interessada só e somente só em ser ele mesmo, a notícia.
Sim, pois agora temos muitos que aparecem mais que as notícias. Em fotos que vemos em sites e blogues, os autores aparecem tanto que os aniversariantes, os noivos ou os políticos são meros detalhes.
Além de estarmos presenciando um tempo onde os jornalistas aparecem mais que os entrevistados ou os fatos noticiados, tem um monte ai se arvorando a ser formador de opinião. Espalha pelos quatro cantos da cidade que seus textos influenciam as pessoas, induzem ao consumo disso e daquilo e levam multidões a restaurantes indicados.
O caminho do jornalismo genérico está aberto e a fortuna acena para muitos devido a própria futilidade de toda a sociedade, louca para sair numa coluna. Os novos e os velhos ricos, precisando aparecer para os amigos e familiares como pessoas importantes, conduzem os genéricos jornalistas e/ou colunistas e/ou blogueiros e/ou seja lá que nome possamos dar, para um mundo de vinhos, degustações, viagens, hospedagens, tendo casos de apartamentos doados, carros transferidos, contas bancárias regadas mensalmente e, até a combinação ipsis litteris do que deve ser publicado.
O bom jornalismo ensina em todo canto que o jornalista, o repórter, editor, apresentador, deve interferir o mínimo possível na informação, sendo por isso vedado o uso de paletó numa beira de praia, pois, sendo isso fora do comum, o telespectador ou leitor desviaria a atenção do que realmente importa, para o fato do jornalista estar vestido de maneira inadequada num calor danado. Isso se chama ruído na comunicação.
Hoje em dia, o ruído virou regra e, o que vale, é o camarada aparecer a todo custo.
Nenhum comentário

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Como envelhecer sem ficar velho, segundo Lair Ribeiro.


Quem disse que o alho é imprescindível à  saúde?   Aqui, ele nem é mencionado... Já a cebola é... ... santo remédio! 


Como envelhecer sem Ficar Velho- Dr. Lair Ribeiro

Oi Pessoal! Sempre é bom recordar: ele é brasileiro, cardiologista e foi, professor da Universidade de Harvard e é consultor internacional.

ENVELHECER SEM FICAR DOENTE
Assim como uma lâmpada que estava brilhando queima num instante, você deve brilhar até o fim.
Quando se perde a autonomia pela vida a vida deixa de ter graça. Então, o segredo é acrescentar vida à sua vida.
A ciência que mais se desenvolve é a nutrição. Ninguém é refém da sua hereditariedade. Pré-disposições podem não se desenvolver.
Exemplo: se você ingere repolho, couve-flor, nabo, couve de bruxelas, brócolis, que contém substâncias que previnem o aparecimento do câncer de mama. Tudo depende do ambiente para que o gene se manifeste ou não.
Hipócrates dizia: “Deixe o seu alimento ser o seu remédio e o seu remédio ser o seu alimento”.

CARBOIDRATOS COM PROTEÍNAS FAZEM BEM?
O que é melhor? Consumir pão com mortadela ou somente pão?
O melhor é consumir carboidrato com proteína porque assim o alimento levará mais tempo para se dissolver e não haverá picos de insulina.

Também é importante ter em mente que:
Devemos tomar café como reis, almoçar como príncipes e jantar como mendigos. Depois das 18 horas o que você come fica com você a vida toda.... (o Dr. Lair Ribeiro brincou)

Uma experiência relatou que dois grupos consumiram três mil calorias diárias. O grupo que consumiu mais calorias à noite engordou, enquanto que o grupo que consumiu a maior parte das calorias pela manhã emagreceu.

Quando você dorme com a barriga cheia VOCÊ envelhece mais rapidamente. Isso acontece porque a glicose bloqueia o hormônio do crescimento, que é o mesmo hormônio que mantém a juventude. Então, você terá mais facilidade para engordar e mais rápido será seu envelhecimento.

BANHA DE PORCO OU ÓLEO DE CANOLA?
Antigamente as pessoas cozinhavam com banha de porco, que é muito mais saudável do que o óleo vegetal comprado no supermercado. Mil vezes a banha de porco usada por nossa avó do que o óleo de canola. Muitos adoecem devido ao consumo desse óleo. A pessoa que consome esse óleo pensando que ele é bom porque é mais caro, durante dez a quinze anos, pode apresentar lesão cardíaca.

LUZ OU TOTAL ESCURIDÃO NA HORA DE DORMIR?
Dormir no escuro faz muito bem. O ser humano foi feito para dormir no escuro absoluto. Se a pessoa dorme com alguma luzinha acesa, a melatonina, hormônio da juventude, que evita o câncer e é anti-oxidante e regula seu sono, fica bloqueada.
Nenhuma luz deve estar acesa no quarto, nem mesmo a do DVD. Não se  deve deixar nenhuma luz acesa, nem para ir ao banheiro. Quando a criança dorme no escuro, o seu sistema imunológico melhora. Dormindo no escuro, a tendência é emagrecer. Quando dormimos com a luz acesa, o cérebro interpreta como se o dia estivesse nascendo, provocando envelhecimento precoce e aumento de peso.

Em 1890, nos Estados Unidos, APENAS três por cento da população era gorda. Hoje, 66% da população têm excesso de peso. Em 1890 todos dormiam no escuro. Antes os homens obedeciam os sinais da natureza.

EXERCÍCIOS FÍSICOS
A Organização Mundial da Saúde diz que as pessoas devem dar, no mínimo, dez mil passos por dia. Existe um aparelho que custa 35 reais “pedômetro”. Esse aparelho é colocado na cintura quando a pessoa acorda. No final do dia, pode-se ver quantos passos foram dados. Menos que dez mil passos indicam sedentarismo. O organismo precisa gastar energia, estimulando as células e os músculos.

DIABÉTICOS
Para dos diabéticos o melhor tratamento, o primeiro de todos, deve ser a atividade física. O diabético deve comer menos por refeição e fazer seis refeições por dia para não ter picos de açúcar.

QUANTO VAMOS VIVER?
Para saber quanto uma pessoa vai viver, segundo LAIR RIBEIRO, ela deve medir sua insulina em jejum, que deve estar abaixo de 5.
A boa notícia é que não importa a idade em que uma pessoa começa a se tratar. Quem cura o corpo não é o médico mas o próprio corpo. E nunca é tarde.
Um médico dos EUA, aos 67 anos de idade, fez 44 exames para fazer uma experiência com seu próprio corpo. Ele começou a se cuidar, de verdade, aos 67 anos e aos 80 refez todos os 44 exames que havia feito aos 67 anos. Ele estava mais jovem aos 80 anos.

REFRIGERANTES = VENENO
Refrigerantes equivalem à cerveja. Uma lata de cerveja provoca uma lesão de 92% no corpo. Uma lata de refrigerante provoca 90% de lesão no corpo. Refrigerantes devem ser abolidos da nossa vida para sempre.
Os refrigerantes sem calorias são ainda mais venenosos porque têm ainda mais veneno.

MULHERES
As mulheres demoram mais para envelhecer se comparadas aos homens. Uma mulher com 60 anos preserva a força física, de quando tinha 20 anos, em 90 a 95%. Já os homens preservam apenas de 60 a 65% da força física que tinham nessa idade. As mulheres vivem de 8 a 9 anos mais do que os homens.

As mulheres enxergam e ouvem mais que os homens. Dez por cento dos homens são daltônicos. Os homens não conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo. As mulheres têm mais conexões com partes do cérebro e maior capacidade de comunicação.

OVO – SEGUNDO MELHOR ALIMENTO
O alimento mais perfeito do mundo é o leite materno. O segundo alimento mais perfeito do mundo é o ovo. Tudo o que a vida precisa está no ovo.
Há 13 anos o Dr. Lair Ribeiro come de cinco a seis ovos por dia. Toda a manhã, ele consome três ovos cozidos.
Segundo ele, nunca houve uma pesquisa científica que provasse que o ovo aumenta o colesterol ruim. O que aumenta o colesterol ruim é a forma de preparação do ovo. A luteína (parte amarela do ovo) é excelente para manter a visão. Ele não usa óculos e tem 65 anos.

AZEITE DE OLIVA
O azeite de oliva é outro excelente aliado para que se tenha uma boa saúde. Ele tem que ter quatro importantes características:
PRENSADO A FRIO / EXTRA VIRGEM / VIDRO ESCURO (o vidro claro expõe o azeite à luz, oxidando-o) / E NUNCA VIR EM LATA (a lata libera metal pesado).
Deve-se tomar entre duas a três colheres de azeite por dia para viver mais e melhor.
 
VINHO
Outro aliado importante, usado na dieta mediterrânea, é o vinho. O vinho contém RESVERATROL. O RESVERATROL é uma substância que estimula os genes da longevidade. Quando ativados, a pessoa vive mais tempo.

CEBOLA
A quercitina (antioxidante que remove os radicais livres), presente na cebola, também estimula esse gene (da longevidade).

CHÁ VERDE
Importantíssimo para ter uma vida mais longa e a saudável. Quem faz uso do chá verde dificilmente vai ter câncer.
Outra dica, o SOL. O sol é um grande aliado da vida saudável. Ele nos dá a vitamina D3 que previne a osteoporose. Nossos antepassados tomavam sol e tinham mais saúde. Devemos tomar sol todos os dias, não exageradamente, é claro.
Quando não havia antibióticos as pessoas se curavam da tuberculose, da sífilis, da psoríase com sol.

Ele termina com essa frase:   EVITE O MAL, FAÇA O BEM, VIVA SUA VIDA EXTRAORDINARIAMENTE.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Polícia bota prá quebrar!

Tribuna do Norte.

Natal, 10 de Julho de 2012 | Atualizado às 16:56

Após assalto aos correios, três bandidos são mortos pela polícia

Publicação: 10 de Julho de 2012 às 11:15
Marco Carvalho - repórter

Três homens suspeitos de praticarem assaltos foram supreendidos  e mortos pela polícia no início da tarde de ontem. Agentes da Delegacia Especializadas de Furtos e Roubos (Defur) e policias militares comandaram a ação que ocorreu no distrito de Canto de Moça, em Ielmo Marinho. José Ricardo Andrade, vulgo "Pedro Sena" de 27 anos, Francisco Márcio de Oliveira Medeiros, vulgo "Gordo de Parnamirim" de 28 anos, e Valdir Rogério foram baleados e não resistiram aos ferimentos. A polícia permanece na busca por quatro outros suspeitos que escaparam no momento da abordagem.


Em entrevista coletiva concedida durante a manhã desta terça-feira (10), a polícia esclareceu como ocorreu a ação. De acordo com as informações repassadas, as investigações sobre a atuação da quadrilha haviam sido iniciadas há três meses. Ontem, tiveram a informação de um assalto contra a agência dos Correios, no município de Sítio Novo. "A partir disso, deslocamos equipes para encontrar os assaltantes", relatou o delegado Atanázio Gomes, titular da Defur. A quadrilha foi encontrada em uma estrada carroçável em Ielmo Marinho, onde ocorreu o confronto. "Nós prezamos pela segurança de todos, mas não damos flores a bandidos quando estão disparando contra a gente", afirmou o delegado-geral Fábio Rogério Silva.

Um dos carros abordados conseguiu escapar no momento da ação e suspeita-se que outros quatro homens tenham fugido. Na troca de tiros, três suspeitos foram atingidos e morreram, apesar do socorro médico de urgência prestado. Com eles, a polícia encontrou duas pistolas - calibre .40 e calibre 45 de uso restrito das Forças Armadas. Além disso, o malote de dinheiro roubado dos Correios foi encontrado e recuperado R$ 6,4 mil. De acordo com a polícia, em Canto de Moça funcionava a base dos assaltantes, suspeitos ainda de roubo de cargas, assaltos a residências e também um homicídio praticado recentemente na região.

Um dos foragidos foi identificado como Ricardo Alexandre de Souza, vulgo "Pé de Gia" e permanece sendo procurado pela polícia. Um carro modelo Honda Civic e duas motocicletas, todos com queixa de roubo, foram recuperados.