sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Gazete do Oeste denuncia crime ambiental em Carnaubais

Duas fortes empresas mudaram o mapa e os limites do municípios de Carnaubais,no Vale do Assu, destruindo dois pequenos rios, dos Cavalos e das Conchas. Aliás, os mapas, pois "fecharam" os rios, edificando dois viveiros de camarões para exportação, em áreas limites de Carnaubais e Ponto do Mangue.Ação que lembram os tempos do coronelismo de baraço e cutelo, do cangaço. A área de preservação ambiental e pontos geo-cartográficos, inclusa nos mapas dos dois municípios, sumiu. Como se encontrará o limite de Carnaubais dentro de um viveiro de camarão, ilegal, clandestino, pois os empresários de Mossoró e do Equador (não confundir com Equador, município do Seridó do RN), país que não tem fronteira com oBrasil, não tem nenhum documento ou escritura que os  estuários dos rios são deles. E reconhecem isso. Mas tem "seguranças" armados ao lado deles, segundo informações de moradores que denunciaram o crime ambiental ao Ministério Público Federal que fez uma ação investigativa, segundo o jornalista Luís Juetê, profissional corajoso. Vamos aguardar o pronunciamento dos prefeitos, dos vereadores e dos grupos de defesa do meio ambiente. Os moradores informam que passando trotes e telefonemas anônimos para rádios e jornais de Mossoró e da região para que fiquem silenciosos, que vão lacrar as rádios e fechar os jornais. Vão não. O MPF está de olho. Inclusive o MPF poderá verificar a procedência de uma perícia feita por enviado do CREA que fez outro mapa. Hum.........
 Eis a matéria publicada na Gazete do Oeste, de Mossoró/RN:
Penso Logo
Postado em 14/08/2012 por Luís Juête
CRIME AMBIENTAL EM CARNAUBAIS
Este humilde escrevinhador provinciano tomou conhecimento que um crime ambiental de enormes proporções está sendo praticado na região do Vale do Açu, mais precisamente em Carnaubais, embora o crime ambiental afete também as cidades de Pendências e Porto do Mangue.

FECHAMENTO CRIMINOSO DE RIO
Dois grupos empresariais, sendo um do Equador e outro de Mossoró (sim, de nossa querida e amada urbe), promoveram o fechamento do rio dos Cavalos, localizado na divisa de Carnaubais com Porto do Mangue. Essa atitude, daqueles que podemos classificar como “capitalistas selvagens”, está causando prejuízos incalculáveis para a população e, sobretudo, os produtores rurais da região.

DOCUMENTAÇÃO ATESTA O CRIME
Este humilde escrevinhador, que é um radical quando se trata de crimes ambientais, está de posse de vasta documentação que atesta o crime contra o nosso sofrido e mal tratado meio ambiente.

APROPRIAção INDÉBITA DE TERRENO
O que mais me causa repulsa é que, em um dos casos, a intenção dos criminosos ambientais era o de se apropriar, de modo indevido, de um pedaço de terra localizado às margens do rio dos Cavalos, o que se configura neste caso em crime duplo. Ambiental e também o crime de apropriação indébita, que na verdade, geral é praticado por pessoas que se julgam acima da lei. Lamentável, sim.

MPF ESTÁ INVESTIGANDO O CRIME
Tramita no Ministério Público Federal uma ação que investiga este crime, inclusive atribuindo aos dois grupos empresariais, um do Equador e outro de Mossoró, os crimes que foram praticados principalmente no município de Carnaubais.

IDEMA/RN TAMBÉM FOI ALERTADO
A exemplo do que ocorreu com o Ministério Público Federal, o Instituto de  Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA) foi acionado para tomar as devidas providências. Este escrevinhador de província vai cobrar dos dois órgãos que sejam tomadas as devidas providências e, acima de tudo, que os responsáveis pelos crimes não permaneçam impunes.

FALSO MORALISMO à MODA DA CASA
O que me causa ojeriza é que, embora não conheça nenhum, absolutamente, dos representantes do grupo empresarial de Mossoró envolvidos no crime ambiental e apropriação indébita, a fama dessas pessoas em Mossoró é a “melhor possível”, ou seja, usam e abusam do falso moralismo e se apresentam em nossa querida e amada urbe como pessoas generosas, bom moços e principamente bem intencionados. Em princípio, não é muito difícil se enganar, mas basta um caso como este, de crime ambiental e apropriação indébita, para nos mostrar que nada é como parece.

OBRA DE MACHADO está à venda
Na tarde de ontem, este escrevinhador de província teve o prazer de receber uma ligação telefônica do respeitado jornalista potiguar João Batista Machado, o nosso  querido Machadinho. A sua mais recente obra literária, A Política em Fatos e Atos, que foi lançada semana passada em nossa querida e amada urbe, se encontra à venda na Livraria Independência. Muito do ótimo então, meu querido amigo João Batista Machado, e disponha sempre deste humilde escriba de província.

SABATINA COROADA DE SUCESSO
Como era de esperar, a segunda sabatina promovida segunda-feira passada pela TV Cabo Mossoró (TCM) se configurou no mais completo êxito. A deputada Larissa Rosado (PSB) foi a convidada da semana e respondeu, durante duas horas, perguntas formuladas por jornalistas, telespectadores, internautas e também dos ouvintes da 95 FM, que retransmitiu a segunda sabatina integralmente.

NERVOSISMO FOI QUESTIONÁVEL
Algumas pessoas apontaram nervosismo da candidata socialista pelo fato dela ter, digamos, confundido Juetê com Julierme algumas vezes. Nem tanto e nem tão pouco. Primeiro, porque este escriba  fica é orgulhoso quando é chamado de Julierme, um jornalista íntegro, homem de caráter e amigo dos amigos. Não concordo com o suposto nervosismo da candidata do PSB, até porque Larissa Rosado tem afinidade com as câmeras até pela sua condição de parlamentar estadual e ter disputado duas vezes a prefeitura local.

PREVI TERÁ SUA SEDE PRÓPRIA
A prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, nos encaminha convite para a inauguração do prédio onde vai funcionar o Previ-Mossoró, órgão que cuida do sistema previdenciário dos servidores públicos de nossa querida e amada urbe.

INAUGURAÇÃO OCORRERÁ AMANHÃ
O ato vai acontecer amanhã, às 18h, e o edifício está localizado na Avenida Rio Branco, 1591, Centro. Muito do ótimo e parabéns então ao nosso Poder Executivo mossoroense por esta ótima iniciativa.

CHINESES INVADEM O ESTADO
A jornalista Elaine Vládia nos encaminha correspondência eletrônica informando que o Rio Grande do Norte já tem redes de supermercado recebendo produtos diretamente da China.

CHINESES INVADEM O ESTADO II
Os primeiros contêiners, vindos de navio, estão carregados de produtos diversos de bazar - utilidades para o lar.

CHINESES INVADEM O ESTADO IIi
E já há prospecção para, em um segundo momento, avançarem para o setor alimentício, sobretudo com a importação de produtos congelados. Os idealizadores da Exponor e 24ª Convenção Nordeste de Supermercados, Feira de Equipamentos, Produtos e Serviços, que acontecerá de 20 a 22 de agosto, no Centro de Convenções da capital do Estado, elegeram o tema “O Futuro do Varejo e a Influência da China”. Ótimo e sucesso então.

MILITAR ASSUME COORDENAÇÃO
O oficial da Marinha aposentado José  Nildo da Costa assumiu a coordenação de campanha do candidato a prefeito de Mossoró, Raimundo Nonato Sobrinho, o Cinquentinha (PSOL). Correto então.

DISCOTECÃO DO SABOYA NO DIA 1º
O colunista Chrystian de Saboya nos encaminha convite para a sua próxima festa intitulada Discotecão do Saboya, festança no estilo anos 80, que acontecerá no dia 1º de setembro, a partir das 23h11, no Olimpo Recepções, em Natal. Chrystian  é um dos jornalistas/colunistas mais criativos deste nosso querido e amado RN e toda e qualquer festa que leva a sua assinatura merece ser prestigiada. Sucesso, meu caro, e nos veremos no Discotecão do Saboya no dia 1º de setembro vindouro.