sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Topo
Ano: I nº 5 - Natal/RN, 30 de agosto de 2013.

Sessão popular debate

 

Urbanização do Planalto

 

Audiência pública será realizada no bairro com participação direta da comunidade buscando aproximar legislativo da população.

Na próxima terça-feira (3), a Câmara Municipal de Natal (CMN) realiza uma Sessão Popular, em conformidade com seu regimento interno, para debater sobre “a urbanização do bairro Planalto”. Esta sessão, diferentemente das convencionais, será realizada fora do plenário da Casa Legislativa com a participação direta dos moradores do bairro. A proposta é de autoria do vereador George Câmara (PCdoB) e começa às 18 horas na Escola Municipal Emanuel Bezerra (Rua Mira Mangue, bairro Planalto).
A Prefeitura do Natal anunciou no primeiro semestre de 2013 que vai promover a urbanização de diversas localidades de Natal. O cronograma de atividades incluiu o bairro do Planalto que já tem disponibilizado recursos federais na ordem dos R$ 196 milhões. Com a verba já garantida para o início das obras surge o debate sobre como garantir que o projeto preserve as principais características do bairro e atenda as reivindicações de seus moradores, dotando a área com infraestrutura e equipamentos urbanos condizentes com os novos modelos de gestão urbanística das cidades.
 
Durante a sessão popular, representantes da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (SEMOPI) apresentarão o projeto aos moradores do Planalto. O projeto prevê a pavimentação, drenagem, construção e melhorias de casas, regularização fundiária, construção de escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Unidades de Saúde, Centros de zoonose, odontológico e de medicamentos, praças, quadras, Centros de artesanato e de educação musical, Pontos de Memória, Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (CIAT) e Ecopontos, entre outros equipamentos urbanos.
 
De acordo com o vereador George Câmara, o objetivo desta sessão popular é reunir a comunidade local para debater os principais aspectos que o projeto de urbanização do Planalto aborda. As instalações e infraestrutura das ruas, avenidas, rede de esgoto, rede elétrica, edificações e serviços urbanos são algumas das questões a serem discutidas durante o encontro. Segundo o parlamentar, os problemas ambientais e a preservação das áreas verdes do bairro também serão tema da audiência. “É fundamental que o projeto esteja adequado ambientalmente, assegurando a implantação de todas as atividades, infraestruturas, instalações pertinentes ao saneamento ambiental”, explica George.
 
Participam da audiência, representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), Secretaria Municipal de Habitação Social, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (SEHARPE), Urbana, Secretaria de Mobilidade Urbana do Município (SEMOB), CBTU/RN, CAERN, membros do Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social (CONHABINS) e do Conselho Municipal de Saneamento Básico (COMSAB), entre outras representações responsáveis pela gestão do desenvolvimento urbanístico em Natal.
Separador

 

 

Notas

 
Transporte Alternativo, Greve da Polícia Civil
e ITEP são temas de audiências na CMN
 
 
A Câmara dos Vereadores de Natal, por iniciativa do vereador George Câmara (PCdoB) realizou na última semana duas audiências públicas que debateram pautas distintas, mas de importância essencial ao dia-a-dia do cidadão natalense. O primeiro encontro foi realizado na terça-feira (27) e teve como tema “a importância do Transporte Alternativo para a população de Natal” quando reuniu permissionários dos veículos opcionais, gestores e população para discutir, entre outras questões, a unificação do Cartão de Passageiros entre alternativos e ônibus nos Serviços Públicos de Transportes Coletivos do Município. Na quarta-feira (28) o legislativo municipal recebeu a categoria dos policiais civis e servidores do ITEP para debater a situação dos dois órgãos no RN. A audiência pública d iscutiu a crise instalada na segurança pública do estado e os problemas específicos desta classe de trabalhadores.

Deputada do PCdoB defende
Reforma Política ampla e democrática
 
 
A líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Manuela D'Ávila, falou na última semana sobre a importância da realização do plebiscito da reforma política, reiterando o posicionamento dos comunistas sobre o tema. De acordo com Manuela o PCdoB defende a participação popular nas decisões da reforma.
 
Veja o vídeo AQUI.
 

Descadastro
Rodape

Nenhum comentário:

Postar um comentário