terça-feira, 1 de outubro de 2013

Vereadores não querem reeleição na Câmara de Natal.

Topo
Ano: I nº 7 - Natal/RN, 1º de outubro de 2013.

CMN discute mudança na lei que proíbe reeleição da presidência da Casa

 

George é o autor de emenda aprovada em 2009 que impede que Mesa Diretora da Câmara seja reeleita.

Nas últimas semanas, voltou à tona, um tema bastante polêmico e que tem gerado opiniões divergentes entre os vereadores e a população de Natal. A presidência da Câmara Municipal negocia nos bastidores a mudança do Regimento Interno da Casa no que se refere ao artigo 11 do documento, que trata da reeleição da Mesa Diretora e de seus suplentes. Em 2009, por iniciativa do vereador George, a Câmara Municipal extinguiu a possibilidade de reeleição do presidente da Casa. Na época, os vereadores entenderam que votar pelo fim da reeleição fortaleceria o caráter democrático da instituição.
De acordo com o vereador George Câmara (PCdoB) a alternância na ocupação dos espaços de poder, sobretudo nos órgãos dirigidos por colegiados, demonstra a maturidade de suas instituições e o compromisso das mesmas com a coisa pública, requisitos fundamentais para quem se propõe a ser guardião dos interesses do povo representado. “Quando a visão privatista se apodera das instituições, a sociedade é a grande perdedora”, frisa George.
 
George se diz totalmente contrário à tentativa da Presidência da Câmara de tentar mudar uma decisão referendada em 2009 por vereadores, ex-parlamentares e até por outros ex-presidentes da Casa. Para o vereador do PCdoB, essa investida tem demonstrado interesses particulares e representa um retrocesso ao movimento democrático que teve o apoio de diversas entidades sociais.
 
“A Câmara Municipal de Natal deu um bom exemplo ao aprovar o projeto de lei que impede a reeleição para a sua Mesa Diretora. Contudo, o Legislativo precisa se afirmar, a cada dia, como a Casa do povo e não de meia dúzia de pessoas. Uma Casa pública e não privada, um espaço republicano e não patrimônio de poucos privilegiados. Se esta proposta voltar a ser discutida e aprovada, representará, com toda certeza, uma decadência à moralidade e ética desta Casa”, explicou George.
Separador

George é eleito presidente

 

do PCdoB-Natal

Com o objetivo de debater as teses que orientam a ação política do partido, além de avaliar a conjuntura local e renovar sua direção, o Comitê do PCdoB-Natal realizou no último sábado (28), sua Conferência Municipal. O encontro antecede à etapa estadual – a realizar-se nos próximos dias 4, 5 e 6 de outubro no IFRN-Cidade Alta – e ao 13º Congresso Nacional – de 13 a 16 de novembro em São Paulo – e reuniu militantes, filiados, amigos e dirigentes de partidos aliados que fazem parte, junto com o PCdoB, do bloco de apoio ao Governo Dilma Rousseff (PT). O momento foi oportuno para discutir o projeto eleitoral 2014 e foi marcado pela ampla participação militante. Ao término da Conferência, os comunistas elegeram os delegados que irão participar da etapa estadual da Conferência e a nova Direç ão Municipal que terá como presidente o vereador George Câmara.
De acordo com George, o PCdoB-Natal terá como um dos objetivos do novo Comitê, ajudar a resgatar o RN do caos administrativo em que o governo do DEM o deixou. “É preciso consolidar o bloco progressista que já existe em Natal e no estado e propormos mudanças à velha política que se instaurou em nossos municípios. Nessa batalha, o PCdoB deve apresentar nomes compromissados com a luta do povo, buscando o protagonismo e apresentando à sociedade, soluções para os problemas de nossas cidades”, explicou George.VEJA AS FOTOS DA CONFERÊNCIA AQUI.
Separador
 Notas 
Amigos comemoram aniversário de George neste sábado
 
Clique na imagem para ampliar.
 
Em clima de alegria e descontração, os amigos e a militância do PCdoB, comemoram neste sábado (4) mais um aniversário de George. A festa acontece a partir das 18 horas no Espaço Cultural Dr. Ruy Pereira (Bar do Zé Reiêra) situado na Rua Professor Zuza, Cidade Alta, Natal (na lateral do IFRN-Cidade Alta). A comemoração tem entrada franca e contará com a presença de amigos, eleitores, personalidades, lideranças políticas e militantes do PCdoB. A animação ficará por conta do grupo “Samba da Velha Guarda e Convidados”. George é natural de Parazinho (RN) e nasceu no dia 30 de setembro de 1959. Aos 54 anos é advogado, petroleiro e vereador em Natal pelo PCdoB exercendo seu terceiro mandato.

Assussas terão representação no COMSAB
A Câmara Municipal de Natal aprovou na última semana o Projeto de Lei nº 04/13 que altera a composição dos membros do Conselho Municipal de Saneamento Básico – COMSAB (Lei n° 5.285/2001). A proposta de iniciativa do vereador George Câmara (PCdoB), incluiu (01) um representante das Associações dos Usuários de Saneamento Ambiental (Assussas) como membro no Fórum destinado à debater e deliberar sobre a Política Municipal de Saneamento em Natal. Aprovada pelos vereadores, a proposta seguiu para a sanção do Prefeito Carlos Eduardo.
Com a mudança, o COMSAB passará de 14 para 15 membros, seguindo a Lei Orgânica do Município que estabelece, em seu art. 83, que “os Conselhos Municipais serão compostos por um número ímpar de membros, observando-se a representatividade da administração das entidades públicas, das classistas e da sociedade civil organizada, excetuados os casos de órgãos internos da administração, que se comporão exclusivamente de servidores”. Segundo George, a inclusão permitirá também uma maior diversificação dos setores de atuação do COMSAB, além de aumentar a participação da sociedade civil organizada.
Petrobras é homenageada pela CMN
 
A Câmara Municipal de Natal realiza na próxima terça-feira (8) uma Sessão Solene em homenagem ao aniversário de 60 anos da Petrobras. A solenidade foi proposta pelo vereador George Câmara (PCdoB) e ocorre às 18:30 horas no Plenário da Casa Legislativa. Participam da Sessão Solene, diretores da Petrobras e representantes do Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Norte - Sindipetro-RN, Federação Única dos Petroleiros - FUP, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB-RN, entre outras entidades e instituições. A homenagem contará ainda com a apresentação especial do Coral de Funcionários da Petrobras.

Descadastro
Rodape

Nenhum comentário:

Postar um comentário