quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Obra no Instituto Histórico e Geográfico é embargada pelo Iphan-RN

Publicação: 04 de Dezembro de 2013 às 15:37
Fonte:TRIBUNA DO NORTE.
Após retirada do antigo piso do Instituto Histórico e Geográfico, na Cidade Alta, sem a devida autorização do Iphan-RN, os técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional decidiram embargar as obras de reparos que estavam em curso na entidade cultural. Feito de ladrilho hidráulico, cujas peças são fabricadas artesanalmente, o piso não era o original mas estava instalado no local há mais de meio século.
Lenilton LimaPiso de ladrilho hidráulico estava instalado no IHGRN há mais de cinco décadasPiso de ladrilho hidráulico estava instalado no IHGRN há mais de cinco décadas
O superintendente do Iphan-RN, Onésimo Santos, informou que na tarde desta quarta-feira (4) será definida como o IHGRN irá compensar a atitude precipitada. Santos descartou aplicação de multa. A retirada do piso foi motivo de mal estar entre membros da atual diretoria do Instituto: Ormuz Simonetti, o vice-presidente da IHGRN, autorizou a retirada sem apoio do presidente Valério Mesquita. 

Em reportagem publicada dia 28 de novembro aquinesta TRIBUNA DO NORTE, Ormuz informou que a medida extrema foi tomada para evitar desabamentos. “Havia rachaduras por todo lado e a ameaça real de desabar por completo, muitas partes estavam ocas. Conversei com algumas pessoas e a restauração era difícil de ser feita. O reaproveitamento do material retirado também é inviável”, informou Simonetti na ocasião.

Lenilton LimaPiso retirado sem autorização do Iphan-RN foi guardado no jardim do InstitutoPiso retirado sem autorização do Iphan-RN foi guardado no jardim do Instituto
Onésimo confirmou ao VIVER que a mais antiga entidade cultural do RN deu entrada com pedido solicitando orientação e sondagem do piso. Porém, “a documentação estava incompleta e solicitamos outros documentos para emitirmos um laudo técnico. A remoção foi feita sem autorização, não levaram em consideração nossa diligência e, independente do valor histórico, não esperaram o parecer do Iphan-RN”, avaliou o superintendente do Iphan-RN.

O ator Rodrigo Bico postou em seu perfil no Facebook imagens do local feitas no sábado dia 30 de novembro. De acordo com ele, "os auxiliares de pedreiros estavam guardando o piso retirado no jardim. Perguntei se eles estavam jogando no lixo e o rapaz me respondeu que não, que aquela metralha era importante (...) Os trabalhadores limparam o piso junto com os tijolos que estavam na calçada do prédio e os colocaram no jardim do instituto", escreveu Rodrigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário