quarta-feira, 25 de setembro de 2013

 Espetáculo Auto da Aldeia do Guajiru a Batalha de São Miguel neste domingo dia 29

  

25 de setembro de 2013 08:01

Fotos: LeoSodré/ Edição 2012
Com texto e direção de Ricardo Veriano, o espetáculo Auto da Aldeia do Guajiru, a Batalha de São Miguel, será no dia 29, nas ruínas da antiga Igreja Católica, no Centro antigo de Extremoz, às 20h30. O evento, que já faz parte do calendário cultural do estado vem ao longo tempo se consolidando e nesta 5ª edição está sendo especialmente preparado pela Prefeitura de Extremoz, por meio da Fundação de Cultura Aldeia de Guajiru.
 
“A peça conta com cerca de 150 atores e será encenada ao ar livre, em palco armado entre as ruínas da primeira Igreja Jesuíta do estado”, informou a presidente da Fundação de Cultura Aldeia de Guajiru, Leda Medeiros. “O ambiente traz uma dosagem de realidade à cena da chegada dos jesuítas à Vila de Extremoz, assim como configura um cenário grandioso para as outras cenas, que contam o convívio entre índios, europeus e negros naqueles tempos coloniais”, completou a presidente.
 
A batalha de São Miguel Arcanjo contra o mal é narrada por personagens da cidade, termina com a vitória do santo lutador e com uma grande festa no Céu, que reúne santos padroeiros de todos os distritos de Extremoz.
 
História oficial e mítica

 
O Auto da Aldeia do Guajiru, a Batalha de São Miguel é encenada desde setembro de 2009, com a maioria dos atores do município, sendo, ao longo do tempo, fruto de um processo contínuo de discussões coletivas públicas, estudos e outras ações conjuntas da cidade de Extremoz e seus distritos. “Tudo isso é fomentado pelo desejo de todos que fazem o município e que o querem reconhecer na História oficial e mítica”, disse Leda Medeiros.
 
A rigor, a identidade cultural da cidade flui através do teatro e suas linguagens, recheadas de novas interpretações, sobretudo, transcendendo os muros do âmbito escolar e impulsionando outros olhares reflexivos a favor ou contra a História oficial dos seus autores, os vencedores, que contaram a história corrente em detrimento dos seus atores: o índio, o português e o negro.
 
O evento também contribui para a formação de platéias, artistas e gestores culturais na cidade e nas adjacências, sendo inclusive um trabalho inclusivo e socioeducativo, uma vez que se fazem presentes nas oficinas e montagem do auto, crianças, adultos, idosos, montadores de cavalo, pescadores, deficientes e congêneres, todos unidos em prol do sucesso do espetáculo. (LS).
 
Leonardo Sodré


--
Postado por AssessoRN - Jornalista Bosco Araújo no AssessoRN.com em 9/25/2013 08:01:00 AM

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Um poema de ex-aluno da Escola Industrial de Natal.

OI AMIGO CORTEZ...
OBRIGADO PELAS FOTOS!
ABAIXO ENVIO O POEMA QUE PROMETI:

C A M I N H A N D O . . .
(1º LUGAR NO CONCURSO DE POESIAS
DO CENTRO LÍTERO RECREATIVO NILO
PEÇANHA EM 30/08/1968) E.I.F.R.N.

Por entre nuvens de fumaça
Por entre beijos de cerejas
          Vão os contritos
          às igrejas
          Vão os foguetes
          Para a lua.

O pássaro da vida que flutua
Entre transplantes da ciência
          Vai firmar
          A consciência
          De quem não vê
          Mas que acredita.

Nossa esperança então palpita
Entre súplicas de bonanças
          Vão alguns
          Em busca de alianças
          E não voltam
          Nunca mais!

Os gritos... os ritmos infernais...
Entre jovens letras de canções
          Vão encher
          De emoções
          Esta era quente
          Em mil desvelos.

Eles deixam crescer os cabelos
Entre barbas, sorrisos e vozes
          Vão cantar
          Sem as atrozes
          Voltas do destino
          incrível.

Onde quer que haja a visível
Idéia de um futuro altivo
          Vê-se a juventude
          Em positivo
          Caminho
          Para a vitória!

20/07/1968 - DILSON - NATAL/RN.  

domingo, 22 de setembro de 2013

Chico Martins, mais uma vez, na festa dos ex-alunos.

 Dilson, Gilvan Moneiro, Chico Martins (irmão do falecido ex-diretor da Escola Industrial, Pedro Martins de Lima), Carlos "Priquitiu" e Wilton exageraram na cerveja após a chegada de Chico.
Posted by Picasa

Mais Fotos do encontro dos ex-alunos (3)

 O aposentado Dilson, ex-alunos da E.I.N., entre 1964/1968, exibe as carteiras de estudante que guardou, inclusive a de 1966, expedida pelo Centro Lítero Recreativo "Nilo Peçanha" , assinada pelo seu presidente, Luiz Gonzaga Cortez. Ao lado, Gilvan Monteiro sorri ao ver as relíquias.
Posted by Picasa

Reencontro dos ex-alunos: Janilson mostra livro dos "causos".

 O ex-aluno e professor aposentado Janilson Dias de Oliveira,( à direita) apresentou ontem o seu livro "Contando Causos", editado pelo IFRN-Ifuncern e ABEU, aos ex-alunos Ivo Medeiros e Luiz Gonzaga Cortez (ao centro, segurando um exemplar). Brevemente, o livro será lançado no antigo prédio da Escola Industrial, na avenida Rio Granco, Cidade Alta.
Posted by Picasa

Novas fotos do encontro dos ex-alunos da Escola Industrial de Natal (01)

 Wilton, sr. Laércio Severiano da Silva, 82 (inventor da garrafada Elixir da Juventude que levanta tudo), Ivo Medeiros, Raimndo Nonato, mais dois com nomes não anotados, inclusive o do irmão de Ferreira (calça jeans) e Ivo Lourenço.
Posted by Picasa

A bandeija da xepa da Escola Industrial também apareceu no Face.