quinta-feira, 3 de outubro de 2013

ZPE: uma oportunidade perdida?


Caros amigos.

Nova ZPE na China. Desta vez a Zona Franca de Shanghai. Neste 2013 faz 20 anos (1993) que me transferi, "com armas e bagagens", para Natal, exclusivamente para estabelecer, montar uma ZPE. Falta de vontade política, lideranças partidárias confusas  ou mesmo contrárias ao programa, desconhecimento da legislacão específica, "ciumeira" entre os principais gestores no comando da administração pública estadual, etc etc. inviabilizaram o Projeto. Passados esses anos todos nada aconteceu apesar de existir escritório para tal fim, agora a cargo da FIERN, e robusta, lúcida, clara, transparente, definitiva legislacão federal. Em síntese, há dois imprescindíveis, importantes agentes "sine qua non" para tornar realidade o Projeto, e são o Governo do Estado e a Prefeitura, ou seja, Governador (a) do Estado e Prefeito (a) do município onde se localizará a ZPE, no caso do RN Macaíba e outro projeto no vale do Açu.
Mês passado, com toda merecida pompa e circunstância, a ZPE de Fortaleza, Ceará, finalmente foi inaugurada, com toda estrutura montada,  funcionando a pleno vapor.
Quousque tandem, Rio Grande do Norte?
A China cresce e cresce aos olhos do mundo -  mesmo sem a Democracia da ótica ocidental. Diz a Folha de São Paulo, cujo artigo vocês poderão ler por completo, clicando no portal abaixo:
   
   (abraspas)
  
 " Enquanto isso, o governo martela a ideia de que não recuará das reformas para modernizar a economia do país, em meio à maior desaceleração dos últimos anos. A primeira zona franca do país, inaugurada no último domingo em Xangai, foi projetada como um campo de testes para a política de reformas, com menor interferência do Estado e o embrião de um centro financeiro nos moldes do que existe em Hong Kong."
(Fechaspas).
Alguns chegam a dizer que ZPE já era! Que agora é o Mercosul!
Ignoram que um não exclui o outro e que o Mercosul, pelo contrário, quando vier à luz, é elemento alavancador.
A pasmaceira tem de acabar.
  
Abraço.
Cortez.


http://app.folha.com/#noticia/317823

Professores de Canguaretama reclamam contra a Prefeitura.

Na última sexta-feira, houve uma reunião em que a Prefeitura de Canguaretama convocou os Professores para dizer que não podia implantar o terço de hora atividade a que temos direito. Foi feita uma explanação do comprometimento da folha e quando algumas pessoas passaram a fazer questionamentos(entre eles eu), a Senhora Beth Marinho em uma grande falta de elegância disse que: "meia dúzia de pessoas, querem tumultuar e fazer politicagem". A eleição foi há quase um ano e nenhum momento ninguém fez alusão a grupo político A ou B, o que queremos é sim cobrar nossos direitos, se fomos cargos comissionados na Gestão passada, o próprio nome diz é passado, mas somos PROFESSORES CONCURSADOS e temos o direito de expor nossa opinião pois estamos em um país LIVRE e DEMOCRÁTICO, a ditadura não existe mais. MAIS QUEM NÃO DEIXA DE FAZER POLITICAGEM É A PREFEITURA, POIS ATÉ AS PLAQUINHAS DE Tombamento são AMARELAS, ISTO SIM É PURA POLITICAGEM, NÃO SÃO OS PROFESSORES QUE FAZEM POLITICAGEM. — com Geancarlos Da Paz Silva e outras 10 pessoas.
Curtir ·  ·  · há 15 horas · 
DICAS VALIOSÍSSIMAS!!!! PARA NÃO RECEBER CORRESPONDÊNCIAS/TELEFONEMAS INDESEJADOS  

 NÃO DEIXE DE LER, APLICAR E REPASSAR. SE TODOS SE UNIREM MUITOS ABUSOS IRÃO ACABA
REPASSANDO DE MUITO BOM GRADO:

Um editor de notícias da CBS nos brinda com essas preciosas dicas sobre como lidar com as agressões de marketing que nos bombardeiam todos os dias.

1) Um método que realmente funciona: Ao receber uma chamada de telemarketing oferecendo qualquer coisa, diga apenas:
- "Por favor, aguarde um momento..."

Diga isso, deixe o fone sobre a mesa e vá cuidar de outras tarefas (ao invés de simplesmente desligar o telefone de imediato).

Isso vai fazer com que cada chamada de telemarketing que fizerem tenha uma duração muito longa, arruinando as metas do marqueteiro que lhe ligou.

Periodicamente verifique se o marqueteiro ainda está na linha e reponha o fone no gancho somente após ter certeza de que ele desistiu e desligou. Isso dá uma lição de alto custo para esses intrusos.

Se difundirmos esse método ajudaremos a eliminar ofertas indesejadas por telefone.

2) Alguma vez você já atendeu ao telefone, e parecia não haver ninguém do outro lado?

Esta é uma técnica de telemarketing onde um sistema computadorizado faz a ligação e registra a hora em que a pessoa atendeu.

Esta técnica é utilizada por marqueteiros para determinar a melhor hora do dia em que uma pessoa real deverá ligar, evitando assim que o "precioso" tempo de ligação deles venha a ser desperdiçado, caso você não esteja em casa.

Neste caso, ao receber este tipo de ligação, não desligue. Ao invés disso, pressione o botão "#" no seu telefone seis ou sete vezes seguidas, em rápida sucessão.

Isso normalmente confunde o computador que discou seu número, fazendo registrar que seu número é inválido, e eliminando seu número do banco de dados. Ah, que pena, eles não têm mais seu número para ligar de novo...

3) Propaganda inserida em suas contas recebidas pelo correio:

Todos os meses recebemos propaganda indesejada inserida em nossas contas de telefone, luz, água, cartões de crédito, e outros. Muitas vezes essas propagandas vêm com um envelope de resposta comercial, que "não precisa selar; o selo será pago por..."
Insira nesses envelopes pré-pagos a propaganda recebida e coloque de volta no correio, COLOCANDO A PRÓPRIA COMPANHIA COMO DESTINATÁRIO.

Caso queira preservar sua privacidade, remova qualquer coisa que possa identificá-lo antes de inserir no envelope.

Isso funciona excepcionalmente bem para ofertas de cartões, empréstimos, e outros itens "pré-aprovados" . Não jogue fora esses envelopes pré-pagos. Devolva-os com as propagandas recebidas. Faça essas companhias pagarem duas vezes pela propaganda enviada.

Aproveite para inserir anúncios da pizzaria local, de lavanderias, supermercados, ou qualquer outro item inoportuno que esteja à mão..

Algumas pessoas já estão praticando isso e devolvendo esse lixo de volta a essas companhias. Mas, veja bem, temos que dar nosso recado. Precisamos ter números expressivos de pessoas aplicando essas técnicas eficazes de protesto.

Por isso talvez este e-mail seja um que você realmente queira repassar aos seus amigos.




terça-feira, 1 de outubro de 2013

Vereadores não querem reeleição na Câmara de Natal.

Topo
Ano: I nº 7 - Natal/RN, 1º de outubro de 2013.

CMN discute mudança na lei que proíbe reeleição da presidência da Casa

 

George é o autor de emenda aprovada em 2009 que impede que Mesa Diretora da Câmara seja reeleita.

Nas últimas semanas, voltou à tona, um tema bastante polêmico e que tem gerado opiniões divergentes entre os vereadores e a população de Natal. A presidência da Câmara Municipal negocia nos bastidores a mudança do Regimento Interno da Casa no que se refere ao artigo 11 do documento, que trata da reeleição da Mesa Diretora e de seus suplentes. Em 2009, por iniciativa do vereador George, a Câmara Municipal extinguiu a possibilidade de reeleição do presidente da Casa. Na época, os vereadores entenderam que votar pelo fim da reeleição fortaleceria o caráter democrático da instituição.
De acordo com o vereador George Câmara (PCdoB) a alternância na ocupação dos espaços de poder, sobretudo nos órgãos dirigidos por colegiados, demonstra a maturidade de suas instituições e o compromisso das mesmas com a coisa pública, requisitos fundamentais para quem se propõe a ser guardião dos interesses do povo representado. “Quando a visão privatista se apodera das instituições, a sociedade é a grande perdedora”, frisa George.
 
George se diz totalmente contrário à tentativa da Presidência da Câmara de tentar mudar uma decisão referendada em 2009 por vereadores, ex-parlamentares e até por outros ex-presidentes da Casa. Para o vereador do PCdoB, essa investida tem demonstrado interesses particulares e representa um retrocesso ao movimento democrático que teve o apoio de diversas entidades sociais.
 
“A Câmara Municipal de Natal deu um bom exemplo ao aprovar o projeto de lei que impede a reeleição para a sua Mesa Diretora. Contudo, o Legislativo precisa se afirmar, a cada dia, como a Casa do povo e não de meia dúzia de pessoas. Uma Casa pública e não privada, um espaço republicano e não patrimônio de poucos privilegiados. Se esta proposta voltar a ser discutida e aprovada, representará, com toda certeza, uma decadência à moralidade e ética desta Casa”, explicou George.
Separador

George é eleito presidente

 

do PCdoB-Natal

Com o objetivo de debater as teses que orientam a ação política do partido, além de avaliar a conjuntura local e renovar sua direção, o Comitê do PCdoB-Natal realizou no último sábado (28), sua Conferência Municipal. O encontro antecede à etapa estadual – a realizar-se nos próximos dias 4, 5 e 6 de outubro no IFRN-Cidade Alta – e ao 13º Congresso Nacional – de 13 a 16 de novembro em São Paulo – e reuniu militantes, filiados, amigos e dirigentes de partidos aliados que fazem parte, junto com o PCdoB, do bloco de apoio ao Governo Dilma Rousseff (PT). O momento foi oportuno para discutir o projeto eleitoral 2014 e foi marcado pela ampla participação militante. Ao término da Conferência, os comunistas elegeram os delegados que irão participar da etapa estadual da Conferência e a nova Direç ão Municipal que terá como presidente o vereador George Câmara.
De acordo com George, o PCdoB-Natal terá como um dos objetivos do novo Comitê, ajudar a resgatar o RN do caos administrativo em que o governo do DEM o deixou. “É preciso consolidar o bloco progressista que já existe em Natal e no estado e propormos mudanças à velha política que se instaurou em nossos municípios. Nessa batalha, o PCdoB deve apresentar nomes compromissados com a luta do povo, buscando o protagonismo e apresentando à sociedade, soluções para os problemas de nossas cidades”, explicou George.VEJA AS FOTOS DA CONFERÊNCIA AQUI.
Separador
 Notas 
Amigos comemoram aniversário de George neste sábado
 
Clique na imagem para ampliar.
 
Em clima de alegria e descontração, os amigos e a militância do PCdoB, comemoram neste sábado (4) mais um aniversário de George. A festa acontece a partir das 18 horas no Espaço Cultural Dr. Ruy Pereira (Bar do Zé Reiêra) situado na Rua Professor Zuza, Cidade Alta, Natal (na lateral do IFRN-Cidade Alta). A comemoração tem entrada franca e contará com a presença de amigos, eleitores, personalidades, lideranças políticas e militantes do PCdoB. A animação ficará por conta do grupo “Samba da Velha Guarda e Convidados”. George é natural de Parazinho (RN) e nasceu no dia 30 de setembro de 1959. Aos 54 anos é advogado, petroleiro e vereador em Natal pelo PCdoB exercendo seu terceiro mandato.

Assussas terão representação no COMSAB
A Câmara Municipal de Natal aprovou na última semana o Projeto de Lei nº 04/13 que altera a composição dos membros do Conselho Municipal de Saneamento Básico – COMSAB (Lei n° 5.285/2001). A proposta de iniciativa do vereador George Câmara (PCdoB), incluiu (01) um representante das Associações dos Usuários de Saneamento Ambiental (Assussas) como membro no Fórum destinado à debater e deliberar sobre a Política Municipal de Saneamento em Natal. Aprovada pelos vereadores, a proposta seguiu para a sanção do Prefeito Carlos Eduardo.
Com a mudança, o COMSAB passará de 14 para 15 membros, seguindo a Lei Orgânica do Município que estabelece, em seu art. 83, que “os Conselhos Municipais serão compostos por um número ímpar de membros, observando-se a representatividade da administração das entidades públicas, das classistas e da sociedade civil organizada, excetuados os casos de órgãos internos da administração, que se comporão exclusivamente de servidores”. Segundo George, a inclusão permitirá também uma maior diversificação dos setores de atuação do COMSAB, além de aumentar a participação da sociedade civil organizada.
Petrobras é homenageada pela CMN
 
A Câmara Municipal de Natal realiza na próxima terça-feira (8) uma Sessão Solene em homenagem ao aniversário de 60 anos da Petrobras. A solenidade foi proposta pelo vereador George Câmara (PCdoB) e ocorre às 18:30 horas no Plenário da Casa Legislativa. Participam da Sessão Solene, diretores da Petrobras e representantes do Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Norte - Sindipetro-RN, Federação Única dos Petroleiros - FUP, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB-RN, entre outras entidades e instituições. A homenagem contará ainda com a apresentação especial do Coral de Funcionários da Petrobras.

Descadastro
Rodape

domingo, 29 de setembro de 2013

Carta Maior - O mundo multipolar.

 



29/09/2013

Vitórias da multipolaridade mundial


!

O que parecia impossível há 3 semanas, agora é uma realidade consolidada. O Conselho de Segurança da ONU aprovou o acordo da Rússia com os EUA para a crise síria.

O ultimo obstáculo foi superado, de forma favorável à Rússia, concedendo apenas formalmente aos EUA, à Grã Bretanha e à França. Foi incluído um capitulo do regulamento da ONU, que prevê ações armadas, caso o governo da Síria não obedeça as demandas do acordo. Mas a Rússia conseguiu o essencial para ela: só haveria uma ação armada produto de uma nova decisão, o que possibilitaria a Rússia de exercer o seu direito de veto.

A Russia e a China aprenderam do caso da Libia – que poderia ter sido evitado, como o está sendo o da Siria -, quando os EUA, a Grã Bretanha e a França se valeram de uma vaga resolução do Conselho de Segurança, autorizando ações de “proteção da população civil”, para que a OTAN bombardeasse indiscriminadamente o país durenta meses, até a queda do regime.

Desta vez a Rússia e a China se opuseram a algo similar, até que o governo russo pegou pela palavra do Secretaria de Estado John Kerry, formulou uma proposta de acordo e conseguiu o apoio do governo sírio.

A proposta prosperou porque Obama não conseguiu gerar as condições políticas para o bombardeio, com o qual já tinha se comprometido, com o apoio solitário da França. De repente, foi se consolidando um marco de negociação entre a Russia e os EUA – este, depois de suspender reunião de Obama com Puttin, pelo caso Snowden, teve que se dirigir, mesmo a contragosto, à reunião de Kerry com o Ministro de Relações Exteriores da Rússia.

Somado a essa grande vitória das soluções politicas, pacificas, negociadas – que o Brasil, entre outros países, sempre pregou -, está a retomada de relações entre os EUA e o Irã. Juntos, configuram um novo cenário internacional, com o avanço da multipolaridade, em detrimento das vias bélicas usadas pelos EUA.

Perdem Israel, a oposição síria, a Arábia Saudita, o Qatar. Ganham os que pregam o enfraquecimento da hegemonia norte-americana em favor da multipolaridade mundial.
Postado por Emir Sader às 10:15

Bancários ampliam greve em Natal em resposta ao silêncio dos bancos

Crédito: Fetrafi-NE






        Mobilização da CUT contra os banqueiros no Rio Grande do Norte
A adesão a greve no Rio Grande do Norte vem crescendo principalmente na região
metropolitana de Natal e chegou ao oitavo dia de paralisação nesta quinta-feira, dia 26, com 85% das agências de bancos públicos e 70% de bancos privados paralisados em todo o Estado.
“Estamos contribuindo para ampliar a greve e o sucesso da Campanha Nacional dos Bancários, coordenada pela Contraf-CUT”, afirma Ronaldo Almeida, diretor da Fetrafi Nordeste e da CUT.
Para ele, a mobilização é uma das principais ferramentas do movimento sindical para
enfrentar a intransigência dos banqueiros e a unidade nacional é necessária para
mostrar a força da categoria em todo o país.
“Precisamos convencer os trabalhadores que ainda não aderiram à greve, buscando reforçar que sempre foi através da luta e da unidade nacional que alcançamos novas conquistas”, destaca Ronaldo.
A proposta apresentada pela Fenaban de reajuste de 6,1% não deixou ninguém satisfeito. Pelo contrário, indignou os trabalhadores que enfrentam no dia-a-dia muita pressão pelo cumprimento de metas, entre outras exigências que têm levado os bancários ao adoecimento e, em alguns casos, até mesmo à morte.
“Os bancos permanecem em silêncio e a nossa resposta é a ampliação da greve. Continuaremos pressionando para que possamos conquistar uma nova proposta com avanços nas demandas sociais e econômicas”, conclui Ronaldo.
Mais informações sobre a greve em Natal podem ser acompanhadas pelo site
www.unidadebancaria.com.br
Fonte: Contraf-CUT com Fetrafi-NE

Grades... um poema de Dilson Ferreira.

BOM DIA COLEGAS DA POESIA!

"Seja sobre nós, Senhor,  a tua misericórdia,
como de ti esperamos."         (Salmos 33:22)

G R A D E S . . .

Doidinho pra conhecer o mundo
Pretinho fica no portão da casa
Põe o focinho entre as grades
E olha, e late, e insiste tanto
Pra conhecer o mundo lá fora.
Queira não, Pretinho, queira não...

     Lá fora o mundo é confuso e mau
     Tem caos, crimes, conflitos, crises,
     Tem abandono, dores, fome e sede,
     Estão destruindo o amor e a paz
     E vão escorraçar você, Pretinho!
     Melhor que esteja dentro de casa...

Lá tem ração, água, banho e teto
Tem afagos, carinho, mimos e zelo
Seu dono o leva sempre pra passear
Mesmo na coleira que é a proteção
Para que você, Pretinho, não queira
Ir conhecer o mundo mau lá fora...

     Não é a-toa, Pretinho, não é a-toa
     Que os homens estão presos em casa 
     E os bandidos estão soltos na rua!

30/09/2013 - D I L S O N - NATAL/RN.