domingo, 15 de junho de 2014

Decreto de calamidade será publicada nesta segunda-feira

Publicação: 15 de Junho de 2014 às 15:22 | Comentários: 0
Tribuna do Norte
Sara Vasconcelos - repórter

O decreto de estado de calamidade por contas das chuvas em Natal será publicado no Diário Oficial do Município, nesta segunda-feira. A medida irá garantir condições para reconstrução de vias públicas e imóveis destruídos pelo deslizamentos em Mãe Luiza e Areia Preta, além do apoio da Marinha e Exército nas obras e segurança. O anúncio foi feito pelo prefeito Carlos Eduardo ao final de reunião realizada, no início da tarde deste domingo (15),com o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, a vice-prefeita Wilma de Faria e representantes das diversas secretarias que compõem o gabinete de crise.

O prefeito chegou a cogitar a cobertura com lonas para fazer o escoramento dos barrancos e evitar que a chuva acentue a erosão no local. A medida, entretanto, foi desaprovada por corpo técnico da UFRN, que esteve no local fazendo inspeção.
Magnus NascimentoGabinete de crise se reuniu novamente na manhã deste domingoGabinete de crise se reuniu novamente na manhã deste domingo

De acordo com a sugestão dos professores, assinada pelo geólogo Ricardo Amaral, como a situação ainda está em evolução – com a probabilidade de mais chuvas – a ação poderia trazer riscos para operários que já haviam sido acionados para trabalhar na tarde deste domingo.

A retirada de terra e lama que bloqueia a avenida Sílvio Pedroza, em Areia Preta, também foi desaconselhada pelos peritos da UFRN. O material depositado na via poderia funcionar como uma espécie de contenção. “Estas medidas buscam garantir a segurança. Não tivemos vítimas fatais e vamos continuar trabalhando para evitar mortes”, disse o prefeito.

A orientação é aguardar a evolução do processo que está se estabilizando naturalmente, segundo o geólogo Ricardo Amaral, ou seja, com a redução das chuvas e possível estiagem. A avenida permanece interditada.

Outra sugestão acatada pela Prefeitura é de notificar os síndicos de 12 prédios localizados na Avenida Sílvio Pedroza para acionar as construtoras no sentido de emitir laudo técnico sobre a situação cortina de proteção (muros de contenção) e sobre estruturas. A notificação poderá ser feita já amanhã.

Uma das medidas já tomadas será a remoção dos veículos da avenida Guanabara, em Mãe Luiza. Moradores terão acesso as ruas e casas à pé. A medida buscar reduzir riscos de acidentes e facilitar circulação de máquinas de obras e dos órgãos de defesa civil.

Outros pontos monitorados

A Prefeitura está monitorando outras três áreas de risco. No Planalto, a Semopi já foi acionada para conter áreas de risco de deslizamentos, como tamém nas Rocas, na Comunidade do Jacó, em que técnicos fazem o levantamento sobre condições de imóveis e necessidade de retirada de famílias.

Na Arenas das Dunas, a situação já esta sob controle e não há perigos para o estádio. Um reforço de bombas nas lagoas de captação que compõem o sistema de drenagem irão evitar novos transbordamentos.

“São pontos que exigem preocupação e acompanhamento, mas em menor proporção do que o visto na Guanabara. Todas as medidas que cabiam ser feitas estão já foram tomadas”, disse Carlos Eduardo.

O prefeito Carlos Eduardo ressaltou que secretária de ação social está mapeando as áreas de deslizamentos para saber quantas famílias estão desalojadas e precisarão de abrigos públicos ou serem encaminhadas para casas de familiares. “Vamos trabalhar para dar seguranças a essas famílias que estão desalojadas ou em situação de risco, para que não falte assistência”, frisou o prefeito.

Ministro da Integração Nacional virá a Natal

O presidente da Câmara, deputado Henrique Alves assegurou que o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, virá a Natal ainda esta semana para analisar de perto situações e medidas a serem adotadas. O deputado manteve contato com o ministro , durante a reunião, que pediu para que o Executivo antecipasse o envio de imagens e relatórios da cidade.

“Estamos trabalhando e tendo total apoio federal, por meio da Defesa Civil, Exército, Marinha e do próprio ministro para garantir a segurança e andamento de obras”, disse. O deputado ressaltou e agradeceu a solidariedade dos natalenses que estão contribuindo com doações.

A vice-prefeita esteve na Escola Santos Reis na manhã deste domingo (15) e visitou pontos em Areia Preta e Mãe Luiza, onde ocorreram os deslizamentos.
"Estamos reunidos desde ontem para tomarmos providências, vou inclusive relatar o que vi ontem e hoje para saber quais posicionamentos poderemos adotar. A situação é bastante difícil dessas famílias", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário