terça-feira, 9 de junho de 2015

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte | Assessoria de Imprensa
- 09.06.2015

Mineiro destaca participação popular na construção do orçamento do Estado
 

Crédito da foto: João Gilberto
O deputado Fernando Mineiro (PT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (9) para falar sobre a criação, por parte do Governo do Estado, do planejamento participativo para o período de 2016 a 2019.
“É a primeira vez na história que o Governo convoca a sociedade para participar da construção de um planejamento de investimentos do próximo quadriênio. Esse modelo inaugural propõe modificar a forma de fazer o orçamento do Estado, de forma transparente e de acordo com as demandas da população”, disse o deputado Mineiro.
O parlamentar ainda falou sobre a reunião realizada nesta segunda-feira (8) com os chefes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e do Ministério Público, quando o Governo pôde apresentar a situação financeira do Estado e as possibilidades de atender às demandas da população, sem extrapolar o limite prudencial. “Dessa reunião saíram algumas pactuações, como encontros mensais para que esse diálogo continue”, explicou Mineiro.
Fernando Mineiro também informou que o Governo recebeu uma comissão formada pelos sindicatos de trabalhadores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e formou uma comissão para discutir o assunto. Segundo ele, os docentes reivindicam reajuste de 12,7 por cento. “O Governo quer criar comissões para discutir com as categorias de órgãos que reivindicam aumento salarial para que esse diálogo aconteça”, completou. 

Agropecuária quer créditos e água.

ssembleia Legislativa do Rio Grande do Norte | Assessoria de Imprensa
- 09.06.2015

Deputados discutem soluções para crise hídrica com setor agropecuário


Crédito da foto: João Gilberto

Um grupo de deputados liderados pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), se reuniu nesta terça-feira (9) com representantes dos criadores e produtores rurais do Rio Grande do Norte para discutir soluções para a crise enfrentada pelo setor em função da seca que aflige o Estado.

“Discutimos hoje o socorro que a classe política deve dar ao setor primário do Estado. Deliberamos sobre temas como a escassez de água, a burocracia enfrentada para o acesso ao crédito rural e a cobrança exorbitante de juros a um setor que está sacrificado e que sofre há anos os efeitos da estiagem. A Casa Legislativa é parceira na luta dos produtores e criadores potiguares” disse Ezequiel.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (FAERN), José Vieira, a principal reivindicação do setor é em relação ao endividamento rural. “Precisamos mobilizar as classes políticas da região Nordeste para discutir essa questão. A solução é unir forças para pressionar e sensibilizar o Governo Federal quanto à situação crítica enfrentada pelos agropecuaristas nordestinos”, afirmou Vieira.

O deputado Gustavo Fernandes (PMDB) entende que além da união das classes políticas do Nordeste, é preciso que os representantes do Governo Federal visitem as localidades afetadas pela seca. “Precisam ver de perto a nossa realidade para sentirem o drama vivido por essas populações. A bancadas políticas do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará precisam se unir para lutar pela liberação de recursos junto aos ministérios”, disse o parlamentar.

Para o presidente da Associação Norte-riograndense de Criadores (ANORC), Antônio Teófilo Filho, o setor sofre com a falta de políticas públicas para o Nordeste. “Contamos com o apoio da Assembleia Legislativa e sei que ela é sensível à nossa causa. Juntos levantaremos essa bandeira em prol da nossa classe”, declarou.

Durante o encontro, o deputado Tomba Farias (PSB) falou que a Assembleia daria todo o apoio necessário ao setor para atendimento aos pleitos defendidos. “Contam com o pleno apoio da Casa que, liderada pelo presidente Ezequiel, irá mobilizar todo o legislativo do Nordeste para ser ouvido em Brasília”, comentou.

Os deputados George Soares (PR) e Ricardo Motta (PROS) também participaram da audiência, que reuniu ainda representantes dos sindicatos ligados ao setor primário do Rio Grande do Norte.

Frente Parlamentar da água

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte recebeu na tarde desta segunda-feira (8), o deputado estadual da Paraíba, Jeová Campos (PSB), líder da Frente Parlamentar de Combate à Seca na Paraíba para debater desafios do enfrentamento à estiagem no Nordeste. A Frente Parlamentar da Água no RN é representada pelo deputado estadual Galeno Torquato (PSD), com apoio do presidente Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB). O objetivo é unir estados da região em torno do assunto.