terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Casa de Saúde Natal fará 50 anos.

Homenagem póstuma ao Dr. Severino Lopes

No final da tarde de ontem, “Lógico Cursos Aliados”, estabelecimento de ensino que funciona em Natal à rua Alberto Maranhão, 942, na preparação de candidatos ao Vestibular, prestou uma significativa homenagem póstuma ao médico e Professor Severino Lopes da Silva.
Foi inaugurado um espaço denominado “Centro de Convivência Dr. Severino Lopes”, justamente no imóvel que durante anos serviu de residência ao homenageado e sua família (foto) O professor João Maria Fraga, um dos diretores do colégio, justificou o evento, ressaltando que o Dr. Severino Lopes da Silva era um idealista. Fundou em 1955, a Clínica Heitor Carrilho, a primeira instituição estadual a prestar assistência a crianças excepcionais, instalando sub-sedes em Mossoró e Caicó.  A Clínica Heitor Carrilho  significou a primeira semente das APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais)  no RN. Posteriormente, foi o criador da Casa de Saúde de Natal, que este ano completa 50 anos de prestação de serviço à população do Estado. No magistério, ensinou na Escola Normal de Natal e na UFRN, tendo sido o fundador da cadeira de “Medicina Legal” e titular de “Psicologia médica”.
Severino Lopes era um desportista. Jogou e presidiu o “Alecrim Futebol Clube”, a sua paixão.
A placa comemorativa do “Centro de Convivência” foi inaugurada pela sua dedicada esposa, Isabel Lopes, presente à solenidade, ao lado de filhos, netos e familiares (fotos a seguir).
Post scriptum – Por ser primo de Severino Lopes sou suspeito de falar sobre ele. Repito apenas a frase de Bertolt Brecht: “Há homens que lutam um dia e são bons. Há outros que lutam um ano e são melhores. Há os que lutam muitos anos e são muito bons. Porém, há os que lutam toda a vida. Esses são os imprescindíveis”. Severino está entre aqueles que lutaram toda a vida! 
A placa inaugurada
Coral de jovens assistidos pela APAE-RN
A esposa dedicada, Dra. Isabel Lopes, descerra a placa do Centro de Convivência Severino  Lopes
Platéia
Familiares
Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário